Embratur: Conectando o Brasil ao Mundo
TURISMO E HOSPITALIDADE
Embratur
2/14/20254 min ler
Vertical Turismo e Hospitalidade
d e s e n v o l v i d o p o r


Embratur: Conectando o Brasil ao Mundo
A Embratur, Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, tem a missão de promover os destinos turísticos brasileiros no exterior. Como serviço social autônomo, a Agência trabalha em parceria com a administração pública federal, governos estaduais, prefeituras e o setor privado para fortalecer o turismo e atrair visitantes internacionais. Com o propósito de impulsionar a economia nacional e valorizar os destinos turísticos, a Embratur oferece suporte estratégico para colocar o Brasil no mapa do turismo global. Seja um paraíso natural ou um ícone cultural, os destinos podem contar com o apoio da Agência nessa jornada. Com as mudanças climáticas exigindo respostas urgentes, a Embratur reforça seu compromisso com um turismo responsável e regenerativo. Integrando sustentabilidade às suas iniciativas, promove o desenvolvimento econômico, a inclusão social e a preservação ambiental, colocando o Brasil como referência global. A seguir, conheça as ações que destacam o papel do turismo na construção de um futuro mais justo e sustentável.
Sobre a necessidade de agir: Mesmo diante das chuvas torrenciais, secas severas e enormes incêndios florestais, o ser humano ainda não foi capaz de reduzir suas emissões de gases de efeito estufa. A nossa janela de oportunidade para reverter essa situação está cada vez mais estreita e a hora de agir é agora. Em 2023, a humanidade bateu mais um recorde de emissões e quem mais sofre são as pessoas que menos emitem e estão nos países menos preparados para lidar com esses impactos. Dito isso, nós acreditamos que o turismo é uma das principais atividades econômicas para compor a solução desse complexo desafio. A indústria do turismo corresponde a 10% do PIB global, o que significa que a cada 10 empregos gerados, 1 vem do turismo. Além disso, o turismo representa apenas 5% das emissões, demonstrando uma excelente eficiência climática. Sendo assim, o turismo tem a capacidade de gerar emprego e renda para quem mais necessita e apoiar a transição justa, auxiliando a humanidade a sair de uma economia extrativista para uma regenerativa, através de um processo justo e equitativo.
Sobre as ações da Embratur: A Embratur criou, de forma inédita, uma área de sustentabilidade para melhorar a sua operação diária e reposicionar a imagem do Brasil no mercado internacional como um destino turístico sustentável e que preserva a sua biodiversidade única. Nesse sentido, firmamos parceria com a Caixa Econômica Federal e Ministério do Turismo para regenerar os mangues em Belém e preparar as comunidades ribeirinhas para receber os turistas que participarão da COP-30. Além disso, também firmamos parcerias com ONGs e negócios de impacto:
Onçafari: conserva a biodiversidade brasileira através da proteção de áreas naturais e do apoio ao desenvolvimento socioeconômico das comunidades locais;
Biofábrica de corais: regenera os os recifes brasileiros e geram educação ambiental para os turistas;
Refúgio 343: trabalha com a reinserção socioeconômica de refugiados e migrantes através os pilares de acolhimento e educação;
Cooperativa Recicle a Vida: realiza a destinação adequada dos resíduos gerados pelo centro administrativo da Embratur.
Concurso ESG: Neste ano, durante a ABAV, lançamos o Concurso ESG, com o objetivo de identificar as experiências sustentáveis nos destinos brasileiros em colaboração com secretarias de turismo e promovê-las no mercado internacional. Recebemos dezenas de inscrições de 19 Estados e identificamos mais de 200 experiências. O resultado será divulgado em 4 de dezembro e os três destinos vencedores terão benefícios na produção de conteúdo, participarão das campanhas de marketing e de outras ferramentas promocionais da Embratur.
Critérios ESG em editais da Embratur: Estabelecemos a obrigatoriedade de critérios ESG em todos os editais públicos da Embratur, por meio de resolução proposta pela nossa Gerência Jurídica.


Política de prevenção e enfrentamento ao assédio moral, sexual e discriminações: Junto à Gerência Jurídica, estruturamos uma política para prevenir e enfrentar casos de assédio moral, sexual e discriminações, além da criação do Comitê de Diversidade e Inclusão alinhado às melhores práticas corporativas internacionais.
Adesão da Embratur ao Pacto Global da ONU: A Embratur aderiu ao Pacto Global da ONU no final de 2023 e assumiu o compromisso de participar dosmovimentosElas Lideram 2030, Raça é Prioridade e Ambição Net-Zero 2030.
INICIATIVAS DA EMBRATUR EM 2025
Projeto dos Corais em Maragogi: Por meio de uma parceria e investimento na Biofábrica de Corais, a Embratur está ajudando a expandir o projeto de regeneração da fauna marinha de Porto de Galinhas (PE) para Maragogi (AL). A previsão é de que o plantio de corais e a promoção do turismo internacional, baseado na premissa do turismo regenerativo,comecem já no primeiro trimestre de 2025.
Relatório GRI: Todas as ações de sustentabilidade da Embratur serão relatadas seguindo o principal padrão internacional,conhecido como GRI. O seu lançamento está previsto para abril de 2025 e trará uma visão completa e transparente sobre nosso desempenho ESG. Iniciativas como estas refletem o compromisso da Embratur com a sustentabilidade, o enfrentamento das mudanças climáticas e a promoção de uma transição justa, contribuindo para um turismo responsável, inclusivo e gerador de emprego e renda no Brasil.