Sustentabilidade na Essência: Fuso Concept Hotel, Luxo Responsável em Harmonia com a Natureza
TURISMO E HOSPITALIDADE
Fuso Concept Hotel
2/16/20253 min ler
Vertical Turismo e Hospitalidade
d e s e n v o l v i d o p o r


Sustentabilidade na Essência:
Fuso Concept Hotel, Luxo Responsável em Harmonia com a Natureza
Inspirada por viagens e experiências em destinos ao redor do mundo, a arquiteta Eduarda Tonietto concebeu o Fuso Concept Hotel como um refúgio onde arquitetura, design e natureza convergem para proporcionar uma experiência sensorial única e profundamente conectada ao meio ambiente. Inaugurado em 2021 em Florianópolis, o hotel ocupa um terreno de 7000m², cercado pela exuberante vegetação da Praia do Forte e vistas deslumbrantes para o mar, em uma localização próxima à Fortaleza da Ponta Grossa, construção histórica tombada pelo IPHAN. Em harmonia com o local, o projeto foi desenhado para causar o menor impacto possível, com uma construção compacta e cobertura vegetal ampla que se funde ao cenário. Combinando elegância e simplicidade, o Fuso é mais que um lugar para se hospedar: é um manifesto do luxo responsável, onde cada detalhe é pensado com respeito ao meio ambiente. A inspiração para a propriedade veio da bagagem adquirida por Eduarda Tonietto ao longo do tempo, com o objetivo de criar um espaço onde o luxo seja traduzido pelo respeito à natureza e pelo serviço impecável que os hóspedes de hoje buscam.
A propriedade possui 13 bangalôs privativos divididos em quatro categorias, cercados pela vegetação exuberante e com paredes de vidro que integram as áreas interna e externa. Nove dos bangalôs possuem piscina privativa, e todos foram projetados com telhados verdes que funcionam como reguladores naturais de temperatura, reduzindo o consumo de energia. Esses telhados não apenas melhoram a eficiência energética, mas também proporcionam um visual esteticamente único, destacando o elemento orgânico. Em toda sua operação o Fuso implementou práticas sustentáveis que se refletem além do design e podem ser vivenciadas pelos hóspedes no dia a dia, sem comprometer o conforto. Nos bangalôs, os antigos menus e diretórios de serviço impressos deram lugar a tablets, uma escolha moderna que elimina o uso desnecessário de papel e oferece uma experiência digital e funcional para o hóspede. Os amenities são disponibilizados em dispensers, evitando o desperdício das embalagens individuais. A água filtrada é servida em garrafas de vidro esterilizadas internamente e, no mini bar, as bebidas e snacks são acondicionados em recipientes de vidro e alumínio, com os snacks autorais em frascos de vidro retornáveis. “Valorizamos as boas experiências em volta da mesa, com uma gastronomia autoral, e reverenciamos a arquitetura e design puramente brasileiros", destaca a Eduarda, enfatizando o compromisso em oferecer uma experiência singular, onde o luxo e o respeito ao meio ambiente caminham lado a lado. Além disso, o Fuso prioriza o uso de insumos provenientes da agricultura familiar, apoiando a economia local e garantindo alimentos frescos e de alta qualidade. No escritório, a digitalização de processos internos e o uso de papel reciclado exemplificam o esforço do Fuso em minimizar desperdícios e promover práticas ecologicamente corretas. A propriedade está constantemente em busca de inovações que a ajudem a ser ainda mais sustentável. “O Fuso não é só um lugar, é um estado de espírito”, completa a proprietária. No Fuso Concept Hotel, o compromisso com o luxo sustentável reflete uma visão que enxerga o impacto positivo como parte essencial de uma experiência autêntica e inesquecível. Um marco na trajetória do Fuso foi sediar o ESG Summit Brazil, no último mês de agosto, reafirmando o compromisso do Fuso com as melhores práticas ambientais e sociais no setor hoteleiro. Para Eduarda, a sustentabilidade é um valor intrínseco:


“ O Fuso nasceu com o propósito de ser um lugar onde as pessoas possam se desconectar do mundo lá fora e viver cada minuto no momento presente, criando memórias e desacelerando em meio a natureza. ”

